O Moovit chega ao Rio de Janeiro

movit

Aplicativo mostra em tempo real o horário exato que a condução chegará, se estará vazia ou lotada, e qual é a melhor rota para se chegar mais rapidamente ao destino, utilizando um inovador modelo de crowdsourcing.

 A empresa investiu mais de US$ 4 milhões no projeto mundialmente. O APP do transporte público, está feliz em anunciar seu lançamento oficial no Rio de Janeiro pronto para permitir que os usuários interajam entre si trocando informações sobre ônibus, trens e metro de forma rápida, fácil e interativa.
Baseado em informações geradas pela população que usa todos os tipos de transporte público e possui smartphone, o moovit fornece, em tempo real, informações atualizadas sobre transporte, planejando novas alternativas para ir e vir, para que os usuários possam economizar tempo e chegar com segurança aos seus destinos, sem incertezas.
Logo após seu lançamento em São Paulo, em dezembro de 2012, mais de 50.000 paulistanos já se uniram à comunidade Moovit, que cresce a passos largos. O lançamento no Rio de Janeiro tem sido muito aguardado, e a cidade é apenas a segunda na América Latina a receber o aplicativo, que cresceu bastante mundialmente a mais de 30 cidades, incluindo Nova York, Londres, Chicago, Madri, Roma e Tel Aviv. São Paulo foi a primeira cidade da América Latina a receber o Moovit.
“Percebemos que há no Rio de Janeiro uma grande demanda do público por informações em tempo real sobre o transporte público, e acreditamos que o Moovit tem o potencial para atender a essa necessidade e revolucionar o modo com que os usuários do transporte público recebem informações na cidade maravilhosa. O APP é extremamente útil para o dia a dia e deverá ser ainda mais em épocas de grandes eventos como a Jornada Mundial da Juventude, Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas “, diz Nir Erez, CEO da empresa. “Por ser um aplicativo baseado em crowdsourcing, quanto mais pessoas usarem o moovit, mais ele informará os melhores caminhos para ir de um ponto a outro da cidade. Isso é possível uma vez que, mantendo o aplicativo conectado, o moovit fornece o local exato da condução permitindo que as pessoas possam escolher seu melhor roteiro, saber os horários e outras informações”, explica Nir.
Como funciona
A ideia é muito simples. O moovit é um aplicativo gratuito para smartphone que foi desenvolvido para os passageiros do transporte público. Após baixar o aplicativo – que é grátis – os usuários terão a oportunidade de compartilhar suas informações, tais como: se o transporte público que estão usando está lotado ou não, se está atrasado, bem como a lista de opções de linhas de transporte à disposição no ponto desejado.  O objetivo é reportar fatos que influenciam o transporte dos passageiros, como a posição da condução, os atrasos, entre outras informações.
A alta tecnologia usada pelo aplicativo permite que os usuários fiquem sabendo exatamente quanto tempo as diferentes opções de transporte demorarão a chegar, tendo a oportunidade de ir para o ponto de ônibus no horário certo, ao invés de ficar esperado. Os passageiros também podem usar o aplicativo para planejar sua viagem, combinando ônibus, metrô e trem e navegar para seus destinos, usando o guia que mostra o passo a passo e envia alertas como “desça no próximo ponto”. “Os telefones celulares são hoje uma ferramenta de comunicação que permite que as pessoas se ajudem umas às outras com informações de qualidade. Estando conectados, é possível lidar de maneira mais fácil com grandes problemas de tráfego em grandes cidades como o Rio de Janeiro, onde quase metade do deslocamento diário é feito através dos ônibus”, comenta Nir. “Juntos, moovit e passageiros podem ganhar mais tempo e qualidade de vida em seu transporte no dia a dia”, explicou.
Como usar
Moovit é interativo e fácil de usar. Assim que você inicia o aplicativo em seu smartphone, ele mostra arredores do local onde você está, incluindo todas as estações de transporte público ao seu redor, e outros usuários moovit. Se você clicar em uma das bandeirinhas que mostram os pontos de ônibus, metrô ou trem abre-se um pop up mostrando quais os tipos de transporte e quais linhas atendem a região, seus horários, atualizações em tempo real e onde os veículos estão no mapa. Ao aproximar a imagem, o aplicativo mostrará mais resultados.
O moovit tem também um botão chamado “planejador de viagem” – onde é possível inserir sua origem e seu destino, apertar em “pesquisar” e obter então as melhores opções na tela, ou mais dependendo da opção que você clica. Você pode customizar o planejador de viagens de acordo com o tipo de deslocamento que deseja – por exemplo: se você prefere andar mais a pé o aplicativo mostrará uma rota com esta opção e vice-versa.
Para verificar os horários de chegada e os próximos horários de uma linha específica, os usuários podem clicar em “Horários” e acessar facilmente essas informações, incluindo próximos horários de chegada, em tempo real, quando disponíveis, e informações sobre a rota.
Ao começar sua viagem, clique no botão “começar viagem” e você irá navegar com o moovit por toda sua viagem, se quiser. O aplicativo mostrará como se deslocar no mapa, fornecerá instruções durante sua viagem, atualizará o que está à frente, sugerirá alternativas no caso de atrasos, e também dará alerta, como “desça na próxima estação”, etc.
O mais interessante sobre o moovit é que, em paralelo a todas essas ações, você pode contribuir e reportar dados ao sistema durante sua viagem, compartilhando informações como: se o transporte está lotado ou vazio, se a estação possui wi-f, se é adaptado para cadeirantes, se possui ar condicionado  e até mesmo se o atraso foi ocasionado por um acidente. Ao compartilhar informações, os usuários podem ajudar outros usuários a criar um mapa das condições do transporte público no Rio de Janeiro em tempo real. Quanto mais pessoas usarem o moovit, mais precisos serão os dados e mais eficazes serão as informações.
Os dados recebidos dos usuários e as informações sobre o transporte público, acessíveis a todos na região – como horários de ônibus, metrô, etc – são integrados ao aplicativo e, com base em algoritmos sofisticados e dados estatísticos, vão formando um banco de dados que é atualizado 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Recursos do aplicativo
O moovit roda em smartphones com Android e iOs. Ele permite que você:
•         Visualize em um mapa as estações mais próximas e as linhas que as atendem.
•         Veja todos os horários de todas as linhas disponíveis.
•         Saiba exatamente o horário da chegada de seu transporte, incluindo um mapa com a visualização da chegada de seu ônibus/trem à estação.
•         Veja a melhor rota para chegar ao seu destino com base em suas preferências e o horário da partida/chegada que escolher.
•         Saiba tudo o que está acontecendo na sua rota, ponto a ponto, incluindo a maneira de alcançar seu destino (guia de navegação), receba alertas.
•         Saiba o tempo exato e estimado de chegada em tempo real, novas opções de rotas de acordo com a situação.
•         Visualize outros usuários moovit no mapa, compartilhe e receba relatórios.
•         Compartilhe sua viagem e tempo esperado de chegada com seus amigos e familiares.
•         Quantos mais gente usar, mais preciso ele vai ficar.

One thought on “O Moovit chega ao Rio de Janeiro

  1. Pingback: Descola aí | Moovit

Comente!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s